quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Cada um escreve a sua Histótia...

Vânia Aparecida de Oliveira


“...A Deus dedico todos os meus dias, agradeço por tudo que vem de suas mãos, seja o silêncio das noites ou a alegria das manhãs, que eu possa estar atenta aos seus sussurros, tornando-me  exatamente a profissional que “Ele” deseja que eu seja...”

    
M
arianinha 1982, meu 1º dia de aula, pátio cheio de crianças e pais, a  primeira lembrança, foram as  das minhas  lágrimas a procura de minha mãe que havia saído só um pouquinho a fim de encontrar minha professora.
Tempos difíceis eram aqueles, na sala de aula havia uma divisão severa “fileira dos fracos e dos fortes”, para meu alívio estava nas dos fortes... Minha sala de aula era onde hoje é a biblioteca, material novo comprado pelo meu pai com sacrifício, livro Caminho suave, na sala havia um silêncio intenso. Lancheira azul presente da minha avó , herança de família.
Fui crescendo, sempre amei estudar, tinha na família alguém que me influenciava, pois vivia estudando... Vera Ponciano.
 Na 7ª série/8º ano me apaixonei pelo sistema circulatório, minha professora de Ciências  me inspirava,  conforme desenhava  o percurso do sangue dentro do coração suas pulseiras faziam música, foi naquele momento que    decidi “ queria ser professora de Ciências”.
Tempos decisivos foram aqueles, participei de uma feira de Ciências neste mesmo ano, minha apresentação foi a do efeito do  álcool no organismo e foi nesta vivência que conheci “aquele” que preencheria meu coração. Os grandes amores de minha vida foram escolhidos neste mesmo ano...
Esta escola tem algo especial, nela tenho raízes de minha própria história, o brilho no olhar dos alunos sempre me fascinou, mas alguns eventos me marcaram nesta jornada, as feiras e exposições; gostava de vê-los montando uma pirâmide alimentar, um túnel dos sentidos, o Jornal verde... Projetos, práticas e pessoas que não voltam mais.
A batalha do hoje se resume na do convencimento, a geração mudou, chamada de geração Z ou taty screen, a escola mudou... E é nosso desafio  atender estas necessidades básicas do ser, que apesar de viver num mundo tão tecnológico cheio de facilidades, as dificuldades de lidar com a  máquina humana são ainda maiores e nos fazem ensinar as questões mais simples da vida como os valores éticos e atitudinais, pois ainda continuamos humanos!!!
Minha tarefa atual é trabalhar com projetos, organizar e analisar dados, apoiar os professores na busca de novas metodologias e estratégias que despertem nos alunos a intensa vontade de construir seu próprio projeto de vida!

A Deus dedico todos os meus dias, agradeço por tudo que vem de suas mãos, seja o silêncio das noites ou a alegria das manhãs, que eu possa estar atenta aos seus sussurros, tornando-me  exatamente a profissional que “Ele” deseja que eu seja...

Nenhum comentário:

Postar um comentário