quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Cada um escreve sua História...


Sandra Maria Soares Camargo





“...encontrar com um ex-aluno e ver que ele se tornou um profissional competente e, principalmente, um cidadão do bem, é assim que percebemos que realmente podemos fazer a diferença.”


   
S
http://mensagens.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/poetas-do-amor/poetas-do-amor-14.pnger professor para muitos não foi uma escolha, mas talvez a única oportunidade que tiveram de se profissionalizar e ser alguém na vida. Para mim não foi diferente, bancária, estudante do segundo ano de letras, fui convidada a pegar umas aulas em substituição, aqui mesmo, nesta unidade escolar.
                Comecei dando aulas de inglês, educação artística e desenho técnico, para surpresa de muitos. Foi um desafio, mas afinal sempre gostei de desafios.
                Nos anos seguintes continuei dando aulas de inglês e também de português, aprendi muito e fui me aperfeiçoando a cada dia. Apaixonei-me pela profissão e optei por me efetivar em Língua Portuguesa, fui aprovada no segundo concurso que prestei no ano 2000.
                Entrei no Marianinha , como professora, pois já havia sido aluna desta escola, em agosto de 1988 e nunca havia lecionado em outra escola, somente no ano passado, após ter sido aprovada em outro concurso público, comecei a lecionar também na E.E. André Franco Montoro.
                Atualmente, com 25 anos de sala de aula, ininterruptos, posso dizer que tive muitas experiências bem sucedidas e outras nem tanto, porém posso afirmar que o saldo é positivo.
                Neste longo tempo em sala de aula, já tive a oportunidade de escrever em muitos caderninhos de recordação e gosto sempre de dizer aos alunos que um dos prazeres desta profissão é poder estar em contato com gente jovem, cheia de energia (algumas vezes até demais) e assim também poder se renovar a cada dia, e que ninguém passa pela vida de outra pessoa sem deixar suas marcas, alguns mais, outro menos.
http://mensagens.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/poetas-do-amor/poetas-do-amor-14.png                Ainda ontem, respondendo a uma entrevista, me perguntaram qual seria a maior alegria desta profissão, eu respondi que é o reconhecimento do nosso trabalho, principalmente por parte dos alunos, é encontrar com um ex-aluno e ver que ele se tornou um profissional competente e, principalmente, um cidadão do bem, é assim que percebemos que realmente podemos fazer a diferença.
                Já tive muitos momentos que poderiam ser relatados aqui, foram várias homenagens em formaturas, festas surpresas, cartinhas diárias com mensagens  de carinho, uma vez recebi uma do tamanho do corredor do Marianinha ( me senti uma artista), o dia a dia na sala de aula, os trabalhos realizados, os eventos que ajudei a organizar, enfim, uma vida intensa dentro desta escola. No entanto, acredito que temos sempre que olhar para frente, sendo assim, os momentos mais marcantes ainda estão por vir.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário