quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Cada um escreve a sua História...

Aguinaldo Ferreira


 “... cada sala e cada aula, tenho aprendido muito com os alunos... e cada vez mais apaixonado pela ideia de poder acrescentar algumas páginas de conhecimento neste livro em branco apresentado pelas nossas crianças de hoje.”


E
http://mensagens.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/poetas-do-amor/poetas-do-amor-14.pngra uma sexta feira quando iniciei minha experiência nesta escola, acreditava sinceramente que estava preparado em razão de ter passado muitos anos da minha vida ministrando aula de tecnologia e produtos eletroeletrônicos. Primeira descoberta é que estava diante de um grupo de pessoas pouco interessadas no assunto e em razão disso, dispersas totalmente da aula. Tudo isso somado as brincadeiras e barulhos,  atrapalham os que estão interessados.
                Poderia ser um problema, todavia entendi rapidamente como uma exigência dos alunos algo como um preço a pagar pela atenção deles. Ou seja, qualquer conteúdo a ser passado tem, obrigatoriamente, que ser preparado para ser abordado de uma forma dinâmica e interessante, caso contrário, não será possível obter atenção.
                Segunda descoberta: na verdade eles estão sedentos por informação, porém tem dificuldade de se concentrar em apenas um assunto. Entre outras descobertas, neste curto espaço em que comecei a lecionar aqui, é que, se o assunto for o próprio aluno, ele se interessa ou tem ao menos curiosidade, o que já traz silêncio a sala. Partindo desse pressuposto, tenho incluído dentro do possível, os alunos e suas vidas no cotidiano dentro de todos os assuntos abordados nos diferentes temas e matérias.
http://mensagens.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/poetas-do-amor/poetas-do-amor-14.png                A minha impressão é que são alunos bem educados em suas casas ou pelo menos possuem pais de bom caráter pois, via de regra, são respeitadores do professor, mas muito, muito bagunceiros. Encontrar uma alternativa de penalizar os alunos que não podem continuar na sala nos dias em que estão muito “animados” ao ponto de impedir a aula, ou seja, impedir uma maioria interessada no conteúdo se faz necessário, pois estes alunos, normalmente em razão do seu comportamento, absorvem pouco das aulas. Coloca-lo para fora da sala de aula sempre que necessário pode fazer este aluno ficar cada vez mais longe do conteúdo que está sendo passado ao resto da classe, impedindo este de acompanhar a matéria, podendo o tornar ainda mais disperso. Esta reflexão tem me acompanhado todos esses dias no caminho da minha casa para escola. Sei que não se trata de assunto simples, mas vale muito a discussão.

                Resumindo a cada dia, cada sala e cada aula, tenho aprendido muito com os alunos e tenho melhorado meu conhecimento sobre comportamento e cada vez mais apaixonado pela ideia de poder acrescentar algumas páginas de conhecimento neste livro em branco apresentado pelas nossas crianças de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário